Acadêmico: Adriel Vale Carvalho
Meu Portfólio
Nesse trabalho serão relatadas todas as aulas e atividades ministradas pela professora Eliana, na disciplina de Português Instrumental do curso de Sistemas de Informação turma 1–SIVA.
Dia 30/07/2010
Nesse dia, a professora passou uma frase no quadro, para que todos os alunos a analisassem e refletisse sobre ela, a frase escrita foi: “Ser homem é ser responsável, é sentir que colocando a sua pedra se colocava na constituição do mundo”
(Antoine de Saint)
Logo depois ela propôs uma dinâmica sobre o “roque, roque tchuba”, onde teríamos que inventar uma frase, uma musica e fazer alguns gestos tudo isso na frente da sala.
E ainda teve uma atividade que teríamos que trazer na próxima aula sobre o assunto Portfólio.
Dia 06/08/2010
Nesse dia entregamos a pesquisa sobre o Portfólio, mas logo depois, a professora passou uma atividade com 10 perguntas básicas, e teríamos que responder, para realizarmos uma dinâmica, por exemplo:
1. O mundo seria mais feliz se...
2. Uma amizade é realmente importante quando se...
3. Paciência e tolerância são pra mim...
4. Comparo o comodismo e a preguiça à... E dentre outras perguntas.
Com isso descobrimos um pouco sobre a turma e vê que ela é realmente “unida”.
Dia 20/08/2010
Nesse dia a professora trouxe alguns slides sobre o assunto: Aprendendo a ler. Ela mostrava as varias formas existentes de você ler um texto, por exemplo: ler é você interpretar uma série de acontecimentos do cotidiano. Para que possamos fazer uma leitura adequada do mundo à nossa volta, é preciso saber observá-lo, recolhendo todas as informações possíveis dos mais variados tipos: informação olfativa; informação auditiva; informação visual. Esses tipos de informações nos mostrarão o que acontece ao nosso redor e ao nosso de redor.
Dia 06/09/2010
Nesse dia a professora mostrou alguns slides sobre como interpretar um texto da forma certa. Por exemplo: você deve ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto, viver o texto, verificar com cuidado, o enunciado das questões e ter cuidado com as opiniões pessoais, porque elas não existem. Esse foi o que eu aprendi nessa aula.
Dia 10/09/2010
Nesse dia estudamos sobre leitura e a construção de textos, e nos mostrou um haicai:
“meu sonho é mixo ter felicidade que outros põem no lixo” (Millor Fernandes). E nos falou sobre a importância do ato de ler, que ler é uma competência indispensável para a aprendizagem em cada uma das áreas. Falou sobre o gênero textual, as modalidades discursivas topologia textual e dentre outros assuntos.
Dia 01/10/2010
Nesse dia estudamos sobre a ortografia, a correção da gramática, onde confundimos e trocamos as palavras. Por exemplo: mal – bem; mau – bom; meia cansada (meio cansada); mendingo (mendigo). E dentre muitas outras palavras que são ditas sem serem observadas quando faladas.
Dia 08/10/2010
Foi retratado nessa aula sobre o “assassinato da língua portuguesa”. Ela mostrou alguns vídeos, onde o casal Nardone da uma entrevista para o fantástico e eles cometem um “belo de um assassinato oral”. Com esse vídeo, teríamos que tirar todos os erros que eles cometeram na entrevista.
Dia 15/10/2010
Nesse dia fizemos uma criação de um blog onde criamos um blog para turma. Depois voltamos à aula com o assunto a colocação pronominal que na pratica, a colocação dos pronomes oblíquos é determinada pela a eufonia, Isto é, pela boa sonoridade da frase. Temos: a próclise, mesóclise e a ênclise.
Dia 22/10/2010
Nesse dia estudamos sobre a figura de linguagem e figura de palavras. Na figura de linguagem encontramos: antítese, eufemismo, gradação, ironia hipérbole e prosopéia. Na figura de palavras encontramos: comparação, metáfora, metonímia sinestesia e perífrase. A professora passou também uma atividade, que teríamos que analisar uma música e marca todas as figuras de linguagem existentes nela.
Dia 29/10/2010
Nesse a professora nos trouxe uma música em que teríamos que analisar e dizer o que o autor queria nos transmitir através dela. Também ela nos pediu para traduzirmos todas as palavras estrangeiras da música e procurar qual a origem do nosso idioma.
Dia 05/11/2010
Nesse dia a professora nos ensinou algumas técnicas de redação oficial para que possamos usar no nosso dia-a-dia. Como: cartas comerciais, correspondências oficiais e teríamos que pesquisar tudo isso e exemplos do uso da vírgula.