Acadêmico: Adriel Vale Carvalho
Meu Portfólio
Nesse trabalho serão relatadas todas as aulas e atividades ministradas pela professora Eliana, na disciplina de Português Instrumental do curso de Sistemas de Informação turma 1–SIVA.
Dia 30/07/2010
Nesse dia, a professora passou uma frase no quadro, para que todos os alunos a analisassem e refletisse sobre ela, a frase escrita foi: “Ser homem é ser responsável, é sentir que colocando a sua pedra se colocava na constituição do mundo”
(Antoine de Saint)
Logo depois ela propôs uma dinâmica sobre o “roque, roque tchuba”, onde teríamos que inventar uma frase, uma musica e fazer alguns gestos tudo isso na frente da sala.
E ainda teve uma atividade que teríamos que trazer na próxima aula sobre o assunto Portfólio.
Dia 06/08/2010
Nesse dia entregamos a pesquisa sobre o Portfólio, mas logo depois, a professora passou uma atividade com 10 perguntas básicas, e teríamos que responder, para realizarmos uma dinâmica, por exemplo:
1. O mundo seria mais feliz se...
2. Uma amizade é realmente importante quando se...
3. Paciência e tolerância são pra mim...
4. Comparo o comodismo e a preguiça à... E dentre outras perguntas.
Com isso descobrimos um pouco sobre a turma e vê que ela é realmente “unida”.
Dia 20/08/2010
Nesse dia a professora trouxe alguns slides sobre o assunto: Aprendendo a ler. Ela mostrava as varias formas existentes de você ler um texto, por exemplo: ler é você interpretar uma série de acontecimentos do cotidiano. Para que possamos fazer uma leitura adequada do mundo à nossa volta, é preciso saber observá-lo, recolhendo todas as informações possíveis dos mais variados tipos: informação olfativa; informação auditiva; informação visual. Esses tipos de informações nos mostrarão o que acontece ao nosso redor e ao nosso de redor.
Dia 06/09/2010
Nesse dia a professora mostrou alguns slides sobre como interpretar um texto da forma certa. Por exemplo: você deve ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto, viver o texto, verificar com cuidado, o enunciado das questões e ter cuidado com as opiniões pessoais, porque elas não existem. Esse foi o que eu aprendi nessa aula.
Dia 10/09/2010
Nesse dia estudamos sobre leitura e a construção de textos, e nos mostrou um haicai:
“meu sonho é mixo ter felicidade que outros põem no lixo” (Millor Fernandes). E nos falou sobre a importância do ato de ler, que ler é uma competência indispensável para a aprendizagem em cada uma das áreas. Falou sobre o gênero textual, as modalidades discursivas topologia textual e dentre outros assuntos.
Dia 01/10/2010
Nesse dia estudamos sobre a ortografia, a correção da gramática, onde confundimos e trocamos as palavras. Por exemplo: mal – bem; mau – bom; meia cansada (meio cansada); mendingo (mendigo). E dentre muitas outras palavras que são ditas sem serem observadas quando faladas.
Dia 08/10/2010
Foi retratado nessa aula sobre o “assassinato da língua portuguesa”. Ela mostrou alguns vídeos, onde o casal Nardone da uma entrevista para o fantástico e eles cometem um “belo de um assassinato oral”. Com esse vídeo, teríamos que tirar todos os erros que eles cometeram na entrevista.
Dia 15/10/2010
Nesse dia fizemos uma criação de um blog onde criamos um blog para turma. Depois voltamos à aula com o assunto a colocação pronominal que na pratica, a colocação dos pronomes oblíquos é determinada pela a eufonia, Isto é, pela boa sonoridade da frase. Temos: a próclise, mesóclise e a ênclise.
Dia 22/10/2010
Nesse dia estudamos sobre a figura de linguagem e figura de palavras. Na figura de linguagem encontramos: antítese, eufemismo, gradação, ironia hipérbole e prosopéia. Na figura de palavras encontramos: comparação, metáfora, metonímia sinestesia e perífrase. A professora passou também uma atividade, que teríamos que analisar uma música e marca todas as figuras de linguagem existentes nela.
Dia 29/10/2010
Nesse a professora nos trouxe uma música em que teríamos que analisar e dizer o que o autor queria nos transmitir através dela. Também ela nos pediu para traduzirmos todas as palavras estrangeiras da música e procurar qual a origem do nosso idioma.
Dia 05/11/2010
Nesse dia a professora nos ensinou algumas técnicas de redação oficial para que possamos usar no nosso dia-a-dia. Como: cartas comerciais, correspondências oficiais e teríamos que pesquisar tudo isso e exemplos do uso da vírgula.
Boa noite!!!
ResponderExcluirSeu trabalho está muito bom, mas pode ficar melhor ainda!
Você pode fazer novas postagens, comentários sobre os temas estudados, upgrade de filmes, músicas, artigos, fotografias, vídeos e tudo o mais que a tecnologia lhe ofereça sobre o que foi abordado nas nossas aulas. Pesquise, leia e torne mais rico o seu e-portfolio!!!
Melhore a apresentação do seu perfil, inclua seu curriculum vitae e comente um pouco da sua biografia.
Um grande abraço!