terça-feira, 17 de maio de 2011

As formas de falar o Português

   Dia 29 de Abril de 2011.
1.       Questão sobre o poema FOI SONHO resposta Letra (C)

- Então Florinda que é isso! Você está louca
Será que você quer abandonar seu nego por causa de outra mulher? Ainda que eu fosse um desses miseráveis que deixam faltar até pão em casa, mas eu Florinda, que nunca te deixei sem sortimento e até trago tudo que sobra para a gente poder ser feliz - Quando na casa da sua mãe você usou argola nas orelhas, feito Deusa? Só eu, que quero você bonita sempre, bonita para eu querer bem, e não bonita pra gozar - Quando Romero comprou aquela blusa de seda pra mulher dele, não comprei logo um vestido inteiro para você? Deixa disso Florinda eu explico tudo! Não vamos agora se desgraçar por causa de uma coisinha de nada!
-Ontem eu caí na farra, tanta gente diferente se divertindo, você estava tão longe para eu ir buscá-la.
-Depois minha mulher não é pra está em farra não! Eu quis mulher foi pra tá em casa me servindo com doçura, entrei no primeiro bar e bebi. Então me deu uma coragem de ser o que eu não tinha sido e você sabe bem que não tenho sido, mas eu quis cair na farra uma vez. Até estava bem triste porque de repente me lembrei  que de fato o Romero estava em casa com a família, em vez de andar sozinho como eu que estava igual soldado na vida...Porem já tinha bebido outra vez, fiquei contente, pois não tenho que dá satisfação nenhuma pra o Romero, eu sou eu! Fui deixar as ferramentas na primeira venda que eu sou conhecido lá, eu estava todo sujo do trabalho, mais justifiquei que pra cair na farra não precisa trocar de roupa. Farra é vergonha pra gente sujo de pensamento, pra quem está sujo de corpo não faz mal.

2.       Questão do poema três resposta, Letra (C).
 Vivo do curral para o mato,
 Sou correto e muito exato,
 Por falta de zelo e trato
 Nunca um bezerro morreu.
 Se alguém me vê trabalhando,
 A bezerra curando,
 Da pra ficar imaginando
 Que o dono do gado sou eu.

3.       Questão do poema quatro resposta, Letra (B).

4.       Questão da charge, resposta Letra (B).
Onde eu acho o isqueiro ou o fósforo aqui na costa capixaba.
Putz! É melhor eu sair fora. Ele é carioca!

5.       Questão do depoimento do Zé da ilha resposta letra (C).
“- Doutor, o negócio é seguinte: depois que eu levei um fora, resolvi procura outra mulata que preparasse uma marmita e mandasse a minha roupa.”

6.       Questão do trecho antigamente, resposta letra (B).
Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles (moças) e eram mimosas (carinhosas) e muito prendada ( sabiam fazer várias coisas de casa). Não fazia anos: completavam primaveras, em geral dezoito anos.

7.       Questão dos amigos resposta letra (B).
8.       Questão do preconceito social resposta letra (C).
9.       Questão do poema que relaciona a forma culta e a popular das palavras, reposta é a letra (C).



  Dia 06 de Maio de 2011.

As diferentes formas de falar o português

Hoje encontramos no Brasil uma grande variedade de dialetos, que faz parte de uma determinada região, porém existe um preconceito enorme referente ao valor social que é atribuído ao modo de falar do indivíduo e é muito comum considerar as variedades linguísticas de menor prestígio como inferiores e erradas. Isso acaba gerando um grande desconforto e indignação entre as pessoas, e essas ações e preconceitos não eram para estar acontecendo em um mundo diversificado e principalmente em um país como o Brasil, um país democrático e livre que sempre lutou pela liberdade e pelos direitos iguais a todas as pessoas, por mais que elas fossem diferentes elas sempre seriam pessoas como as outras. E exigir que todos empreguem a mesma linguagem é um desrespeito às diferenças existentes em nosso país.

Aula do dia 28 de Janeiro de 2011.

 A professora Eliana, da disciplina Português Instrumental 2, trabalhou com os seus acadêmicos de Sistemas de Informação sobre o tema: Comunicação e linguagem.
Depois ela passou para nós uma leitura e compreensão de um texto com o subtema: Movimento corporal e o caráter e depois resolver as quatros questões referentes ao texto. A professora pediu para os seus alunos para apresentar na próxima aula uma pesquisa sobre “as meninas lobas” referente a importâncias da comunicação.·.

Aula do dia 4 de Fevereiro de 2011.

Nesse dia foi apresentada a pesquisa sobre “as meninas lobas.”.



Amala e Kamala, também conhecidas como as meninas lobo, foram duas crianças selvagens encontradas na Índia no ano de 1920. A primeira delas tinha um ano e meio e faleceu um ano mais tarde. Kamala, no entanto, já tinha oito anos de idade, e viveu até 1929.

Suas idades presumíveis eram de 2 e 8 anos. Após encontrá-las, o rev. Singh levou-as para o orfanato que mantinha na cidade de Midnapore. Foi lá que ele iniciou o penoso processo de socialização das duas meninas-lobo. Elas não falavam, não sorriam, andavam de quatro, uivavam para a lua e sua visão era melhor à noite do que de dia. Amala, a mais jovem, morreu de peneumonia um ano após ser encontrada. Kamala viveu durante oito anos na instituição que a acolheu, humanizando-se lentamente. Ela necessitou de seis anos para aprender a andar e pouco antes de morrer só tinha um vocabulário de 50 palavras. Atitudes afetivas foram aparecendo aos poucos. Ela chorou pela primeira vez por ocasião da morte de Amala e se apegou lentamente às pessoas que cuidaram dela e às outras crianças com as quais viveu.

Isso mostra com toda ênfase que o homem é realmente um produto do meio. Nesse caso raro as meninas aprenderão com êxito o que a elas fora passado pela matilha e perderão todas as referências humanas agindo assim como um lobo, isso mostra que a comunicação esta em todos os lugares e que a transmissão da informação deve ser compreendida pelo receptor.  

 Depois a professora pediu para nós assistir e comentar um pouco sobre o filme O enigma de Gaspar Houser.

O enigma de Kaspar Hauser
Kaspar Hauser é um jovem que foi trancado a vida inteira num cativeiro, desconhecendo toda a existência exterior. Quando ele é solto nas ruas sem motivo aparente, a sociedade se organiza para ajudar Kaspar, que sequer conseguia falar ou andar, mas este logo acaba se tornando uma atração popular.
No filme, do cineasta Werner Herzog de 1974, Kaspar Hauser é um homem de aproximadamente trinta anos que fora abandonado recém-nascido, e passara toda sua vida enclausurada em uma caverna sem contato com o mundo exterior.
Quando colocado em meio à sociedade, fora deixado numa praça pública em 1928na tentativa de civiliza-lo, com uma carta em mãos mencionando que... "se espera para ele, a carreira de aviador" tal qual seu pai.

Kaspar não falava e se quer tinha o equilíbrio para se mantiver em pé.
Adotado por uma família que não a de aviadores, Kaspar recebeu afeto, desenvolvia a coordenação e cognição, demonstrava certo progresso, evolução, acabando por frustrar expectativas daquele que o mantivera enclausurado para decidir o seu destino e que, não conseguindo, veio a assassina-lo.

Depois de sua morte, descobriram que havia uma anomalia em seu cérebro (um crescimento além-normal).

Para Husse considera que, querendo formar o homem da natureza, não se trata de fazer dele um selvagem e o relegar ao fundo dos bosques; mas fazer com que, inserido no turbilhão social, não se deixe aprisionar nem por suas próprias paixões nem pelas paixões dos homens, e veja com seus olhos, e sinta com seu coração, não deixando governa-lo outra autoridade que a de sua própria razão.
Para Husseau a razão é proveniente da educação e mediante ela o homem se torna racional; e viver não significa respirar, significa agir; significa fazer uso dos nossos órgãos, dos nossos sentidos, de nossas faculdades, de todas as partes de nós mesmos que nos dão o sentido de nossa existência.
esse filme se tem como base “as meninas lobas”, em que o ser humano necessita da comunicação para sobreviver e que o meio no qual vivemos influência bastante em nossas vidas.

A professora falou também sobre a Comunicação humana e autoconhecimento.
também entramos em uma discussão sobre as formas de imagens, e de como apresentamos diante das pessoas e depois resolvemos algumas questões pessoais.
Imagem é a impressão que as pessoas têm de você.
Como eu me vejo?
Como os outros me veem?
Qual a imagem que eu gostaria de transmitir?

1. Vejo-me como um cidadão de bem, que luta pelos seus ideais, e busca sempre subir na vida.
2. Acredito que as pessoas me veem como um homem quieto, e responsável que tenta transmitir confiança.
3. Eu só quero que a sociedade me veja como um jovem batalhador, lutador que sempre almeja a felicidade e humildade.

                                                                                Aula do dia 11 de fevereiro de 2011.

A única permanência é a mudança” (Heráclito-500 a.c).

Foi com essa frase que a professora iniciou a aula. Diversos fatores influenciam na mudança, tanto a genética quanto os fatores climáticos. A mudança é espontânea, natural, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Estamos em constante mudança.
                                                                            
                                                                                Aula do dia 18 de Fevereiro de 2011.

              Sonhos” são 8 episódios em que sempre começam com os dizeres em japonês: ”konna yume wo mita” (vi um sonho assim), que mostra um Kurosawa questionando as grandes preocupações da psique humana que nos atormentam: a morte, a culpa, a vida humana posta em perigo por usinas atômicas, a preservação da natureza, o papel das artes na nossa vida, os ditames impostos pela sociedade de consumo. São as preocupações de todo ser humano, mas apenas artistas de sensibilidade como Kurosawa conseguem deixar sua mensagem em forma de arte. O cineasta escreve ou como artista plástico, pinta poesia na tela: envolvente pelas imagens, pela linguagem e personagens metafóricas. Como na poesia, ao final dos versos, faz do bem estar do homem em sociedade a rima comum.

Esse filme mostra a interação do homem e a natureza  de uma forma limpa, sem poluir o meio ambiente, mostra também que podemos ter sustentabilidade usando tudo que a natureza nos dar, em troca devemos respeitar seus ciclos e suas limitações.

Mostra também que as crenças de um povo não de ser esquecida e sim passada de geração para geração, assim os jovens manterão as tradições dos mais velhos tornado as sempre lembradas e respeitadas.

Aula do dia 24 de Fevereiro de 2011

Nesse dia a professora falou sobre as diferenças estre Resumo e Resenha. O resumo deve se limitar ao conteúdo do trabalho, sem qualquer julgamento de valor. A resenha vai além, resume a obra e faz avaliações sobre ela, apresentando suas linhas básicas, deve avalia-la, mostrando seus pontos fortes e fracos. É uma síntese descritiva e crítica do conteúdo de uma obra. 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário